Você sabe o que é cross merchandising?

//Você sabe o que é cross merchandising?

Conheça essa técnica de merchandising amplamente utilizada e com ótimos resultados!

Ganhar a atenção do consumidor nem sempre é uma tarefa fácil, e exatamente por esse motivo existem diversas técnicas de merchandising que são aplicadas ao PDV com o intuito de trazer visibilidade para as marcas e aumento nas vendas.

Hoje vamos falar de uma dessas técnicas: o cross merchandising.

O significado de cross merchandising pode ser encontrado em seu próprio nome de forma geral, se analisarmos, cross na língua inglesa significa cruz, enquanto merchandising embora não tenha uma palavra específica para tradução, corresponde à formas de exposição e venda dos produtos no PDV. Em uma tradução livre, cross merchandising seria então uma espécie de comércio ou exposição cruzada de produtos.

Mas afinal, o que isso quer dizer?

 

 

Conceito de cross merchandising

A técnica de expor em conjunto produtos de segmentos diferentes mas que de alguma forma se relacionam é chamado de cross merchandising, com essa técnica é possível trazer mais conveniência para a experiência de compra, facilitando até mesmo a compra por impulso.

Com o produto certo no lugar certo, é possível aumentar as vendas de um produto de baixo giro, ou mesmo fazer as vendas de um produto com um bom giro dispararem. Dentro do cross merchandising existem formas de abordagens diferenciadas, e cada uma delas pode ser utilizada no PDV para melhorar a dinâmica da marca. Veja a seguir!

 

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Tipos de Cross Merchandising

 

Alinhamento entre Produtos

Consiste em alinhar e combinar produtos que se relacionam entre si, ou aos hábitos de compra e consumo dos clientes. Ex: queijo próximo ao vinho, café e leite, esponjas de lavar próximas ao detergente, etc.

Ação de Live Marketing

Quando há a interação com o consumidor, como nos casos onde há uma ação de degustação ou mesmo demonstração surgem também oportunidades de utilizar o cross merchandising, principalmente quando o promotor de vendas que representa uma determinada marca tem uma boa visão da interações possíveis entre produtos. Ex: na demonstração de uma nova fritadeira elétrica o promotor aproveita para exibir batatas congeladas próximas ao local de demonstração, ou novamente o exemplo do queijo em uma degustação com vinhos expostos no local.

Perfil do cliente

Conhecer o perfil do seu consumidor é essencial na hora de desenvolver uma exposição com o cross merchandising, para ilustrar essa ideia existe uma história já bem conhecida a respeito de uma rede nos Estados Unidos que aumentou as vendas colocando cerveja próximo às fraldas descartáveis, você pode se perguntar: mas qual é a relação desses dois produtos? Nós explicamos! Essa rede notou que a maior parte das pessoas que compravam fraldas a noite eram homens, e que muitos deles não levavam apenas as fraldas, ou seja, quando os produtos foram colocados próximos as vendas de ambos dispararam. Percebe a importância de promotores de vendas com olhos atentos? A dica é: Conheça o seu cliente!

Produtos associados à experiências

Uma outra forma de cross merchandising muito utilizada é quando se escolhe uma temática  para se desenvolver um ambiente relacionado ao tema escolhido e as experiências do consumidor, nesse ambiente vários produtos de diversos segmentos interagem trazendo conveniência para o consumidor, ou mesmo o lembrando de algo que esqueceu de comprar. Ex: Um ambiente que remeta a praia, com cadeiras de praia, chinelos, caixas térmicas, cervejas e outros itens relacionados a experiência de ir a praia.

 

São muitas as técnicas de merchandising para o PDV, e diversas formas de se usar especificamente o cross merchandising como meio de aumentar suas vendas. O que vale sempre é lembrar de não exagerar na hora de utilizá-lo, e acima de tudo conhecer bem o perfil do seu público alvo, assim a exposição dos produtos trará conveniência e fará sentido para o consumidor. Outro ponto muito importante de se ressaltar é que cross merchandising não significa de forma alguma venda casada, já que essa prática é proibida no país pois obriga o consumidor a comprar um produto que muitas vezes não quer junto com um outro que quer. O cross merchandising não se trata de obrigação mas sim de conveniência, trata-se muitas vezes de lembrar o consumidor de um produto que se esqueceu de comprar ou mesmo que já acabou em casa, e por esse motivo é fundamental confiar em profissionais com sensibilidade para perceber as necessidades dos consumidores e as possibilidades do PDV.

 

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2020-06-18T10:16:32-03:00