Significado de Ruptura

//Significado de Ruptura

Segundo dados da Accera, os índices de ruptura no varejo na América Latina giram em torno de 8%. Para termos uma noção da proporção destes números, basta pensar que em uma lista de compras hipotética: de 100 produtos, oito não seriam encontrados.

Ainda de acordo com o estudo, os motivos que geram a ruptura são diversos, mas estima-se que a maioria deles (59,9%) esteja relacionada à falta de abastecimento na gôndola e estoque virtual não ajustado no inventário. Quando auditados os itens sem venda com estoque positivo, confirmou-se que 60% dos produtos estavam no estoque da loja!

Significado de ruptura = perda de vendas

Se fossemos fazer uma definição prática, poderíamos dizer que o significado de ruptura é a perda de vendas. Se o shopper não encontra o produto que deseja no ponto de venda, o varejista certamente vai ter prejuízo.

A pesquisa Estudo do Consumidor Accera Brasil mostra que frente à indisponibilidade de uma mercadoria na gôndola, 52% dos clientes deixam de comprar o produto e 22% mudam de supermercado.

Por essa razão, controlar os estoques, verificar se os produtos estão, de fato, nas prateleiras, com o material promocional correto, precificado, entre outras medidas do tipo, são ações imprescindíveis para evitar a ruptura.

É claro que fazer este trabalho manualmente é complicado – ou quase impossível. Por isso, a tecnologia se configura como uma aliada importante nesse processo.

Dentro desse contexto, ferramentas como o aplicativo de trade marketing da Trade Force são soluções que ajudam a controlar os indicadores no PDV, inclusive a ruptura. Com um smartphone ou tablet com o sistema Trade Force, os promotores “alimentam” relatórios práticos com os dados de campo. Além de ruptura, é possível coletar outros tipos de indicadores, como preço da concorrência, estoque virtual, validação de ponto extra, geolocalização de promotores etc.

No caso da ruptura especificamente, o aplicativo aponta quais produtos estão em ruptura e em qual ponto de venda. Vamos supor que, na loja Y, deveriam estar nas gôndolas os sucos da marca X nos sabores uva, limão, morango e laranja, mas o promotor só encontrou os sabores uva e limão.

Assim, no relatório que é disponibilizado em tempo real, o gestor consegue visualizar que há problemas de ruptura na loja Y.

« Voltar
2019-09-16T14:16:35-03:00