Definições e importância do Planograma no Ponto de Venda

//Definições e importância do Planograma no Ponto de Venda

Planograma é um desenho gráfico que define como será o posicionamento correto dos produtos no ponto de venda.

Esse documento é feito sempre com base no espaço disponível que a marca tem no PDV, além de estudos de mercado e psicologia do consumidor para auxiliar na distribuição correta dos produtos no PDV, mapeando as áreas de melhor visualização conforme o público alvo, a fim de aumentar o fluxo de vendas. Ao chegar nas mãos do promotor o planograma já está aprovado pela indústria, pelos atacadistas e varejistas.

Algumas vezes os promotores não sabem como trabalhar com as regras do planograma e podem até ignorá-lo, fato que pode prejudicar drasticamente o desempenho da marca, e por esse motivo é extremamente importante que os promotores tenham um bom treinamento para atuar com o planograma e alcançar todo o potencial que essa ferramenta tem à oferecer.

Os promotores da SOS PDV sabem exatamente a importância de seguir o planograma das marcas atendidas, principalmente porque é nele que está a essência da empresa no ponto de venda e a maneira correta de alcançar os consumidores alvo, trazendo uma solução para o PDV e uma experiência positiva para o consumidor ao comprar.

Fatores importantes do planograma:

  • É a imagem da empresa no ponto de venda;
  •  Influencia diretamente a decisão dos compradores;
  •  Facilita o trabalho do promotor de vendas;
  •  Ajuda a atingir de maneira específica o público alvo da empresa;
  •  Mapeia as áreas mais “quentes” no pdv, ou seja, áreas com um maior fluxo de vendas.

Na SOS PDV além de promotores treinados para seguir o planograma da marca, há também uma análise dessa ferramenta para verificar sua eficácia no PDV, e se o mesmo é condizente com a realidade em loja, possibilitando que os responsáveis pela marca façam alterações se necessárias, que busquem otimizar o desempenho do planograma.

« Voltar
2019-09-19T17:22:31-03:00