Conheça algumas distinções entre Promotores Compartilhados e Promotores Exclusivos

//Conheça algumas distinções entre Promotores Compartilhados e Promotores Exclusivos

No intuito de gerar economia, grandes redes de supermercados (varejista ou atacado) exigem cada vez mais a presença de promotores de vendas em suas lojas físicas.

Uma rede de varejo, por exemplo, tem altos custos de mão de obra com a manipulação de produtos.  Nessa condição, muitas lojas não resistiram às altíssimas despesas de operações e migraram para o modelo de venda no atacado.

Em redes atacadistas os custos com operações não são comparáveis com a demanda do varejo, mas ainda sim são altos. Com o envio de promotores de vendas pelas indústrias, as redes ganham margem operacional (redução de custos) e conseguem alocar parte dessa economia em promoções de produtos, atraindo cada vez mais consumidores.

Veja quais as modalidades disponíveis pelo mercado de Merchandising para dispor de promotores de vendas em seu estabelecimento comercial:

Promotores Exclusivos ou Dedicados:

São assessores especializados em merchandising que atuam no ponto de venda (PDV) exclusivamente para a indústria contratante.

Tem como principais responsabilidades o abastecimento de mercadorias, verificação e atualização de preços expostos no PDV de todos os itens da linha, organização e controle de mercadorias no estoque, averiguação das datas de validade sempre fazendo o PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), envio de relatórios contendo pesquisa de preço, participação em gôndola, entre outras pesquisas personalizadas.

É importante ressaltar que todos os encargos e ônus sobre o promotor é de total responsabilidade do empregador, seja ele contratado diretamente ou através de terceirização.

Promotores Compartilhados:

Do mesmo modo, são profissionais que atuam no PDV.  Contudo, de forma flexível, tendo seu expediente dividido em atendimentos a várias empresas.

As agências que atuam nesta modalidade arcam com todos os encargos e ônus sobre cada promotor, diminuindo os custos e gerando maior competitividade ao comerciante.

As responsabilidades do promotor compartilhado são as mesmas do profissional dedicado. O importante é destacar os benefícios do marketing promocional já que esses profissionais utilizam técnicas especializadas para envolver o cliente e influenciar em sua decisão de compra.

Espero que este conteúdo esclareça suas dúvidas e colabore com o crescimento de sua empresa.

« Voltar
2019-09-16T15:32:40-03:00