Dicas para uma boa Layoutização no PDV

Dicas para uma boa Layoutização no PDV

O PDV (ponto de venda) é o principal palco da indústria. É nele que o consumidor vivencia a experiência que a marca deseja transmitir e toma sua decisão de compra. Portanto, pensar na layoutização é fundamental para obter sucesso.

O termo layoutização vem de layout, que nada mais é do que a forma como as coisas são distribuídas em um determinado espaço. No caso do ponto de venda, se refere à estratégia de organização dos produtos que estão dispostos nas gôndolas e prateleiras.

A disposição das mercadorias nas gôndolas não pode ser feita de maneira intuitiva. É essencial que a empresa saiba utilizar estratégias para atrair a atenção dos consumidores e despertar o desejo de compra.

A layoutização, portanto, contribui para melhorar a performance do PDV e aumentar a rentabilidade do negócio.

E para quem ainda não sabe como colocar isso em prática, a seguir damos algumas dicas.

 

Dicas para layoutização de PDV

Faça um planograma

O planograma é uma ferramenta de merchandising utilizada para gerenciar a organização do PDV, a fim de otimizar a exposição dos produtos e torná-lo mais atrativo aos consumidores.

Consiste em uma representação gráfica, ou seja, uma imagem que representa exatamente como deve ser a projeção estética do PDV, bem como, a sua funcionalidade.

O planograma compreende o gerenciamento de categorias, reposição de estoque e todas as informações necessárias para que o profissional responsável siga a estratégia da marca de forma eficiente e assertiva.

 

Identifique quais são os pontos quentes e frios

Pontos quentes são aqueles locais onde existe maior fluxo de pessoas, enquanto os frios são os que recebem menos movimento de clientes. Isso pode ser verificado pela análise da experiência de compra dos clientes e ajuda a definir quais são os locais mais favoráveis para o posicionamento dos produtos que você deseja que tenham a melhor saída.

 

Capriche na sinalização

Tão importante quanto posicionar adequadamente os produtos, é fundamental que o PDV seja bem sinalizado para que o cliente consiga encontrar as informações sobre o produto e ter uma boa visualização dos preços. Essa é uma das formas de otimizar a experiência de compra e faz toda a diferença na tomada de decisão do cliente.

 

Contrate promotores especialistas em merchandising

Fazer a contratação de equipe qualificada e com experiência em layoutização de PDV é uma forma de garantir a eficiência do serviço realizado.

A empresa pode contratar promotores exclusivos, que dedicam toda a sua carga horária ao PDV, ou ainda, promotores compartilhados, que são aqueles que atendem várias empresas ao mesmo tempo e por conta disso, são uma opção mais em conta.

Se você deseja ter um PDV de alta performance, conheça as soluções oferecidas pela SOS PDV. Visite nosso site e solicite uma cotação.

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