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Degustação: Confira 7 dicas para uma ação de sucesso

//Degustação: Confira 7 dicas para uma ação de sucesso

Essa estratégia pode aumentar as suas vendas quando bem executada!

 

Você já deve ter se deparado em algum momento enquanto fazia suas compras com uma bancada de degustação, e convenhamos, é quase impossível resistir à tentação de provar! Mas afinal, você sabe porque as marcas oferecem essas amostras?

Essa é uma técnica para impulsionar as vendas que pode ser utilizada tanto para produtos já lançados, como para apresentar novidades ao mercado, ela amplia o conhecimento da marca e melhora o relacionamento com o cliente, pois dá a chance de provar, ver ou mesmo testar o produto ofertado, o que instantaneamente resulta em uma impressão de confiança e uma tendência maior de fidelização no futuro, já que o próprio cliente é capaz de tirar suas conclusões, mas vale lembrar que assim como qualquer outra operação é preciso um bom planejamento antes de partir para a ação!

 

Capacitação em primeiro lugar!

Antes de tudo, fazer uma boa análise dos objetivos que se deseja alcançar com essa ação promocional de degustação é fundamental. É preciso estudar diversos fatores que influenciam na maneira de desenvolver a ação, desde detalhes acerca do produto que será divulgado até o posicionamento da bancada de demonstração ou degustação em loja.

Se você nunca planejou uma ação desse tipo é muito provável que vá cometer alguns erros, para neutralizar esse risco você pode optar por contratar uma empresa que já realize essas ações. Assim você começa com o pé direito, e sem dor de cabeça.

 

7 dicas para uma ação de degustação bem executada.

1 – Você sabe qual o nicho correto para o seu produto?

Nicho é um grupo de pessoas com interesses comuns entre si, identificar o nicho correto para ter como público-alvo evita perder investimento com aqueles clientes não estão interessados em seus produtos.

 

2 – Identifique seu produto carro-chefe. 

Qual produto você vai divulgar ou precisa aumentar as vendas? Qual é o mais interessante para o seu público alvo? Antes de traçar a estratégia de degustação identifique esses pontos.

 

3 – Defina o objetivo que deseja alcançar.

Estabeleça metas específicas e principalmente realistas, lembre-se que elas precisam ser mensuráveis, com percentuais por exemplo, pois só assim você conseguirá acompanhar o resultado de sua ação e determinar se ela foi positiva.

 

4 – Utilize o PDV como um lugar e experiências.

Uma boa apresentação do Ponto de Venda (PDV), um profissional bem treinado e com um bom visual, uniforme etc. Esses fatores são muito importantes na hora de despertar interesse no cliente e causar uma boa impressão, a ideia é que o cliente não saia com nenhuma dúvida.

 

5 – Você sabe qual é o momento certo para oferecer seu produto?

Uma grande estratégia para utilizar quando se planeja uma ação de degustação é saber agir conforme a sazonalidade, por exemplo, se você trabalha com chocolate, ao contrário do que parece, talvez não seja uma boa ideia iniciar essa ação na Páscoa, pois provavelmente não terá condições de atender à demanda, sendo assim pode acabar perdendo potenciais clientes.

Em uma outra situação você poderia se antecipar para desenvolver o conhecimento da sua marca, assim quando a Páscoa chegar você já possui um relacionamento melhor com o cliente.

 

6 – Saiba o quanto pode investir. 

Calcule antecipadamente o quanto pretende investir nessa ação, você deve levar em conta mão de obra, frete, amostras, todas as despesas da operação. Assim você não corre o risco de passar por um sufoco depois, e já fica preparado com margem para atender a demanda de clientes.

 

7 – Analise os resultados!

Lembra o que dissemos sobre estabelecer metas mensuráveis? Agora é hora de analisar os resultados da sua ação! Ao final da operação os resultados podem se revelar de várias formas, aumento no número de seguidores e curtidas nas redes sociais, vendas, pedidos de orçamento, você precisa avaliar seus erros e acertos para que no futuro possa tornar suas ações cada vez melhores.

 

Embora a degustação pareça uma estratégia simples e com retorno garantido, você já deve ter notado que é preciso planejar muito bem esse tipo de ação, determinar e ter foco no público-alvo correto, pesquisar os custos, entre outras coisas, caso contrário é bem possível que não alcance o resultado esperado e torne-se um investimento ruim.

Já sabe o que fazer para tornar a sua ação de degustação um sucesso? Fale com a gente para saber mais e aproveitar todos os benefícios dessa estratégia!

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2019-11-26T17:59:33+00:00