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5 Benefícios dos Promotores de Venda para o seu negócio

//5 Benefícios dos Promotores de Venda para o seu negócio

Descubra algumas das vantagens que esse profissional pode trazer para a sua marca!

 

Colocar seus produtos em evidência mediante a tanta competitividade nas lojas é, já a algum tempo, uma das maiores dificuldades de uma empresa. Se considerarmos também o avanço da tecnologia e das compras online, destacar-se no PDV torna-se uma missão quase impossível.

Felizmente, existem diversas soluções para o ponto de venda em áreas relacionadas ao trade marketing, que buscam a aproximação entre cliente e marca, sendo uma delas a contratação de promotores de venda.


O que é um promotor de venda?

 

Os promotores de venda são profissionais que exercem uma das principais funções do trade marketing, eles atuam diretamente no ponto de venda buscando tornar a experiência do consumidor mais agradável e consequentemente causando uma aproximação entre o shopper e a marca, além é claro, de trazer técnicas de merchandising para o pdv a fim de evidenciar os produtos de uma determinada empresa.

Existem duas modalidades de contratação para esses profissionais, a exclusiva ou a compartilhada, onde o promotor exclusivo presta serviços para uma única empresa em tempo integral, e os promotores compartilhados, também trabalham em tempo integral, porém podendo atender outras empresas já que trabalham de forma terceirizada através de uma empresa de facilities ou agência de promotores o que acaba tornando seu custo de contratação mais econômico em relação à um exclusivo, e além disso devemos lembrar que ambas as modalidades de promotores prestam os mesmos tipos de serviços no pdv.

 

VEJA TAMBÉM: O que são Facilities para o PDV? 

 

Benefícios trazidos pelos Promotores de Venda

 

1 – Cuidado com estoque e reposição

Uma das funções do promotor é fazer a gestão de estoque nas lojas que frequenta, dessa forma consegue elaborar relatórios com informações como giro, sem vendas e rupturas dos produtos, dando à empresa a qual representa um panorama completo da real situação do pdv, e consequentemente possibilitando que essa empresa possa reagir adequadamente a essa situação, seja criando ações promocionais, ou aumentando a quantidade de produtos fornecidos.


2 – Melhor exposição dos produtos

Ao fazer o abastecimento das gôndolas, um promotor não está apenas repondo os produtos, uma das funções mais importantes de um promotor de vendas é garantir uma boa visualização da marca, seguir o planograma, fazer a layoutização correta desses produtos, e acima de tudo trazer visibilidade para a marca através das técnicas de merchandising.

 

3 – Redução de perdas

Cuidando dos estoques e das gôndolas o promotor reduz as perdas significativamente, como é um profissional que atua diretamente nas lojas, desenvolve uma relação com os responsáveis das lojas, conseguindo levantar informações de estoque virtual e zerando-as, além de fazer um minucioso trabalho no controle de validade dos produtos em estoque, garantindo a realização do FIFO, além de possibilitar a criação de ações promocionais para produtos próximos ao vencimento caso seja necessário.

 

4 – Pesquisas de ações e preços 

Com um cenário extremamente competitivo entre produtos e marcas, ficar de olho na concorrência é vital para o desenvolvimento de campanhas e ações. A vivência em loja dos promotores de vendas permite que eles acompanhem de perto cada passo das marcas concorrentes, dessa forma pode realizar pesquisas de preços, ações, e tudo o que for necessário para que a empresa que ele representa esteja sempre em evidência no PDV.

 

5 – Aumento de faturamento

O que acontece quando se melhora visibilidade dos produtos, e se reduz as perdas nas gôndolas e nos estoques? Contratar um promotor de vendas possibilita um aumento considerável no faturamento já que proporciona uma certa economia com produtos que antes seriam perdidos, mas não se trata apenas de economizar, há também um aumento nas vendas. Isso ocorre principalmente pelo fato de que boa parte das decisões de compra ocorrem diretamente no pdv, sendo assim um produto bem exposto, com boa visibilidade ou mesmo em pontos estratégicos facilita a compra por impulso, ou seja, algo que não era planejado mas que foi comprado no momento seja pela fácil visualização ou mesmo pelo cross merchandising.

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho dos promotores de vendas? Saber o que é um promotor de vendas compartilhado? Confira nossos outros posts aqui!

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2019-09-19T16:54:49+00:00